Urso de Ouro será levado a Lampedusa nesta semana

ROMA, 21 FEV (ANSA) – O médico retratado em “Fuocoammare”, filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, Pietro Bartolo, disse, em entrevista à ANSA, que o documentário será levado a Lampedusa no começo desta semana.   

“Não existe cinema em Lampedusa, mas tentaremos organizar uma projeção especial, para que a população possa ver este belíssimo filme”, acrescentou.   

O grande vencedor do Festival de Cinema de Berlim foi o documentário “Fuocoammare”, de Gianfranco Rosi. A obra, exibida em meio à maior crise imigratória das últimas décadas na Europa, retrata o tema sob o ponto de vista dos habitantes de Lampedusa.   

Dona de praias paradisíacas, a ilha de Lampedusa é um famoso destino de verão, porém, por estar mais perto da África do que da Itália continental, é também uma das principais portas de entrada para solicitantes de refúgio na União Europeia (UE). Frequentemente, embarcações clandestinas repletas de pessoas naufragam em suas águas e causam grandes tragédias, como a de 3 de outubro de 2013, que fez 368 vítimas. Rosi, que em 2013 levou o Leão de Ouro de Veneza pelo filme “Sacro GRA”, dedicou o prêmio aos habitantes de Lampedusa, que “estão sempre abertos a receber quem chega lá”. “Não é aceitável que pessoas morram no mar por escapar de tragédias”, concluiu.   

É a primeira vez em cerca de seis décadas que um documentário leva o maior prêmio da Berlinale O Grande Prêmio do júri foi para “Morte em Sarajevo”, uma produção da Bósnia.   

Brasil – O Brasil foi representado na mostra paralela à competição oficial “Panorama” com os filmes “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sergio Andrade e Fábio Baldo, e “Curumim”, de Marcos Prado, mas nenhuma das obras foi premiada.   

“Mãe Só Há Uma” recebeu menção na mostra Teddy, voltada a temas LGBTT. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *