Últimas

Vivo se torna mais rápida que a claro em velocidade do LTE

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Algumas novidades interessantes apareceram hoje no relatório da empresa britânica de monitoramento e performance de sinais, OpenSignal. O estudo divulgado avalia a qualidade das redes móveis em quatro aspectos (download, upload, latência e cobertura).

“A boa notícia é que o Brasil, particularmente a cidade do Rio de Janeiro, que receberá os jogos, está bem mais preparado para lidar com o volume de dados”, explica a diretora de marketing da empresa, Jasmin Schawalder. A Nextel foi uma das líderes na disponibilidade de rede (com cobertura de tempo de 75% no Rio). Mas seu serviço de 4G se comportou mais como 3G com velocidade de 2,6 Mbps. Já a Vivo e a Claro apresentaram melhores desempenhos na cidade carioca do que em nível nacional, respectivamente 71% e 61%.

Quando olhamos para o quadro nacional, a velocidade de download no LTE ficou em 15,3 Mbps. A operadora com índices mais altos foi a Vivo, seguida da Claro. O relatório mostra que as velocidades do LTE estão caindo no país, à medida que novos usuários acessam as novas redes. Na Vivo, houve queda de cerca de 1 Mbps na velocidade média do 4G. TIM e Oi mantiveram números iguais ao estudo anterior, de setembro. Mas a Claro apresentou queda de 17,8 Mbps para 11,4 Mbps.

A qualidade do 2G e 3G (que correspondem aproximadamente 75% dos usuários no Brasil) é 30% pior do que média mundial.

“Apesar de um excelente desempenho em redes 4G, os consumidores ainda sofrem com velocidades de download nas redes 3G muito inferiores ao padrão mundial. Esse desempenho é ainda pior nas cidades do interior, o que reforça o alto índice de reclamação nos Procons de todo o país”, afirma o pesquisador em telecomunicações do Idec, Rafael Zanatta.

Das dez cidades com melhores velocidades de 3G nove são capitais. Apesar disso, a velocidade de download nas redes 2G e 3G é pior em grandes cidades. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, apresentam números inferiores a Goiânia (3,9 Mbps), Natal (3,32 Mbps) e Cuiabá (2,95 Mbps).

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *