Últimas

Vulcão Fuego lança cinzas sobre povoados após forte erupção

Cidade da Guatemala, 10 Fev 2016 (AFP) – O vulcão Fuego, situado aproximadamente 45 km a sudoeste da capital da Guatemala, manteve, nesta quarta-feira, uma forte atividade eruptiva e lançou cinzas sobre ao menos três povoados vizinhos, informaram as autoridades.

O porta-voz da estatal Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, disse a jornalistas que foram registradas “finas partículas de cinzas” nos municípios da Ciudad Vieja e Alotenango, assim como a colonial Antigua Guatemala, no departamento de Sacatepéquez.

O instituto nacional responsável pela vulcanologia, o INSIVUMEH, detalhou que as colunas de cinzas subiram de 4.700 para cinco mil metros de altura com extensos fluxos de lava de quase dois mil metros. Também foram registrados leves estremecimentos a 25km do vulcão.

De León indicou que, no momento, a zona não foi evacuada, apesar do alerta amarelo ser mantido por precaução, e indicou que exite a possibilidade de que as cinzas cheguem à Cidade da Guatemala devido às fortes rajadas de vento.

Com vista na intensa erupção do vulcão, de 3.763 metros de altitude, as autoridades do Ministério da Educação suspenderam as atividades escolares em uma aldeia do município de Alotenango para evitar complicações respiratórias nas crianças, afirmou o funcionário.

O INSIVUMEH reiterou a recomendação da Direção Geral da Aeronáutica Civil para tomar as precauções necessárias na navegação aérea e vigiar a pista de aterrissagem do Aeroporto Internacional La Aurora, na capital, pela possível queda das cinzas.

Em fevereiro do ano passado, o vulcão Fuego, localizado entre os departamentos de Chimaltenango, Escuintla e Sacatepéquez, registrou uma potente erupção que obrigou as autoridades a decretarem alerta preventivo e fechar o aeroporto da capital devido à chuva de cinzas, que também afetou a cidade colonial de Antigua Guatemala.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *