Últimas

W3C cria novo grupo para desenvolver tecnologia que acabará com as senhas na web

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Não é de hoje que as gigantes de tecnologia buscam meios para acabar com as senhas na web e por um fim ao drama de muitos usuários. Agora é a vez do W3C, grupo responsável por criar padrões que orientam o futuro da Web, realizar um movimento para impulsionar essa mudança. A tarefa não é fácil, afinal, as senhas estão presentes na vida de todos os usuários desde que a web é web.

O W3C formou um novo grupo com o objetivo de remover inteiramente a necessidade de senhas, e para isso pretende criar uma maneira melhor de se logar. O grupo encarregado está sob comando de Richard Barnes, chefe de segurança do Firefox na Mozilla e Anthony Nadalin, arquiteto da Microsoft Corporation. Eles buscam um meio de realizar login de usuários através do uso da autenticação de dois fatores e chaves por dispositivo.

Para isso, o plano seria criar uma API para o lado do cliente (navegador) que permite aos serviços usarem uma dupla de chaves de autenticação para comprovar a identidade do usuário, baseando-se no dispositivo que está tentando fazer o logon.

Uma proposta apresentada no final de 2015 por engenheiros da Google, Microsoft e Paypal, chamada FIDO 2.0, será usada como a estrutura para o novo padrão. O FIDO propõe que ao acessar um serviço web, o usuário seja direcionado por uma tela de autenticação pelo dispositivo móvel para confirmar sua identidade.

A proposta também detalha o que aconteceria se o usuário perder seu telefone. Caso isso aconteça, deve-se relatar a perda do dispositivo, assim a credencial não terá permissão para logar mais até que o usuário possa se registrar novamente.

O padrão está programado para submissão até dezembro de 2016 e vai demorar muito mais tempo para chegar até os navegadores, considerando que terá de passar por uma fase de consulta e tornar-se uma proposta de recomendação antes que se torne oficial. Mas já podemos imaginar como será nosso cotidiano com o fim dos campos de preenchimento de senhas em toda a parte.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *