Últimas

Atividades esportivas marcam primeiro dia de funcionamento do Compaz no Alto Santa Terezinha

Ivone Andrade (segunda, da esquerda para a direita) visitou o local com familiares e amigos e destacou a importância do novo equipamento público para o avanço social da comunidade. Foto: Augusto Freitas/DP
Ivone Andrade (segunda, da esquerda para a direita) visitou o local com familiares e amigos e destacou a importância do novo equipamento público para o avanço social da comunidade. Foto: Augusto Freitas/DP

O forte calor não foi obstáculo para crianças, jovens e famílias que foram, na manhã deste domingo (13), conferir o primeiro dia de funcionamento do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. A programação começou às 9h e se estende até as 17h, com atividades gratuitas como futsal, futebol, vôlei, ginástica, dança, alongamento, slackline, recreação, além dos jogos populares queimado e barra-bandeira.

Segundo a Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife (PCR), 40 profissionais do Programa Segundo Tempo (PST) e do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) estão escalados para o trabalho hoje. O novo equipamento público vai atender, além dos moradores do Alto Santa Terezinha, a população de outras comunidades da Zona Norte do Recife. Esta é a primeira unidade do Recife funcionar e foi entregue ontem, durante as comemorações pelos 479 anos da capital pernambucana.

O equipamento, na avaliação da pasta, tem o objetivo de promover a cultura de paz e a segurança cidadã, oferecendo vários serviços de esportes, educação, cultura e cidadania. Nos cálculos da PCR, cerca de 220 mil pessoas da Região Político-Administrativa (RPA 2) serão beneficiadas diretamente com a estrutura, que funcionará integralmente com a Escola Municipal Alto Santa Terezinha, a Creche Zacarias do Rego Maciel e a Academia das Cidades.

Gente como a cabeleireira Ivone Andrade, 41, que visitou o local com familiares e amigos. Ela sempre no Alto Santa Terezinha e destacou a importância com o novo equipamento público. “O novo centro representa um avanço social para a nossa comunidade, principalmente para jovens e idosos, que precisam de um local mais moderno para as atividades de lazer. Eu já participava de atividades como ginástica e hidroginástica, e agora teremos uma piscina novinha para cuidar mais da saúde”, contou. Ivone aproveitou a visita para registrar o momento com muitas fotos.

Natália Silva, 29, coordenadora pedagógica do Programa Segundo Tempo (PST), reforçou a chegada do Compaz do Alto Santa Terezinha como um marco para área social da localidade. “O PST vai atender, entre as segundas e quintas-feiras na manhã e à tarde, crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, promovendo várias atividades que estimulam a cidadania e inclusão de forma gratuita”, afirmou.

Para Fernando Herculano, 28, coordenador-geral do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), outro diferencial do centro comunitário é a união com outras comunidades. “O local é moderno e vai atender comunidades vizinhas, estimulando, inclusive, a descoberta de novos talentos. São várias atividades em que os jovens podem escolher, incluindo a parte cultural, que é muito presenta no Alto Santa Terezinha”, pontuou. O PELC atenderá um público de todas as faixas etárias e entre as atividades está a parte cultural, como percussão, dança e teatro.

Variedade
É variado o mix de atividades que o Compaz vai oferecer. Além das oficinas de artes marciais, dança e música, o centro terá atividades esportivas, cursos de capacitação profissional, mediação de conflitos, acesso à Justiça, serviços de assistência social, agência de emprego, Procon e biblioteca, com vasto acervo e sistema de carteirinha de identificação para locação de livros. Os alunos da rede municipal farão cadastro para locar livros e terem acesso ao espaço, que contará também com sala de estudo e computadores com internet.

O Compaz atuará em parceria com empresas e instituições no atendimento e desenvolvimento cidadão dos moradores da região, diminuindo o custo para a administração municipal. Entre os parceiros do Compaz estão a Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Grupo Parvi, Instituto Cervantes, British Council, Livraria Cultura, Secretaria de Educação de Pernambuco,  Serviço Social do Comércio (Sesc), Fundação Gilberto Freyre, Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e diversas secretarias municipais. O centro comunitário está localizado na Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha, ao lado da Academia da Cidade.

Na sexta-feira passada, pela manhã, o prefeito Geraldo Julio fez a última vistoria no Compaz junto ao vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, que é um dos idealizadores do modelo do Compaz, e ao secretariado municipal de esportes, George Braga. O gestor ressaltou a importância do centro atuando paralelamente às escolas próximas, onde os diretores poderão levar os alunos para praticarem as atividades e utilizar a biblioteca e espaços para esportes.

Confira a lista de serviços do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha:

– Biblioteca
– Dojô (espaço para treino e competições de artes marciais)
– Procon
– Mediação de Conflitos
– Atendimento Especializado às Mulheres Vítimas de Violência
– Sala do Empreendedor
– Atividades Esportivas (natação, hidroginástica, ginástica, futebol)
– Atividades culturais (dança popular, teatro, percussão)
– Oficinas Cidadãs
– Aulas de Idiomas (inglês e espanhol)
– Aulas de Reforço (português e matemática)
– Práticas Integrativas (Tai chi chuan, ioga, biodança, meditação)

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *