Campanha Salarial 2016 – Servidores da Saúde aprovam propostas

Servidores de nível superior e médio da Secretaria Municipal de Saúde aprovaram as respectivas propostas da Campanha Salarial 2016 para encaminhamento ao Poder Executivo. As pautas foram definidas durante as assembleias realizadas esta semana no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM.

Além das questões específicas de cada categoria, um ponto em comum merece destaque: a cobrança da reposição das perdas salariais acumuladas desde maio de 2011, ano do último reajuste (8%) concedido acima da inflação (6,5%) para a maioria do funcionalismo municipal.

De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a soma da inflação de maio de 2011 a fevereiro de 2016 resulta no percentual de 37,92%. A recomposição das perdas em praticamente 38% foi aprovada por servidores da Saúde, trabalhadores do SAAE e pessoal da Educação, exceto professores por conta do piso nacional da categoria.

O percentual de 37,92% também não será reivindicado para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (AEC), categorias que cobram da Prefeitura de Penedo o pagamento do piso nacional estabelecido pela União na forma de salário, além de outras questões discutidas previamente com o sindicato e com representantes do governo.

Vale destacar que, de 2012 em diante, a maioria dos servidores da Prefeitura de Penedo não recebeu qualquer tipo de reajuste, exceto o aumento anual do salário mínimo nacional.

O calendário das assembleias gerais da Campanha Salarial 2016 será retomado na próxima terça-feira, 15, com todos os funcionários de nível superior, exceto para quem é da Educação ou da Saúde. Na quarta, 16, encontro marcado com servidores de nível fundamental e médio, novamente com exceção para pessoal da Educação e Saúde.

Já na quinta-feira, 17, os ‘agentes de saúde’ decidem suas reivindicações. O calendário de assembleias convocadas pelo SINDSPEM será concluído na quinta-feira, 22, data reservada aos trabalhadores da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Todas as assembleias serão realizadas no auditório do SINDSPEM, com início às 9 horas.

 

Texto e foto Fernando Vinícius – jornalista MTB 837 AL

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *