Últimas

Canadá impõe paridade de gênero no financiamento de filmes

Ottawa, 9 Mar 2016 (AFP) – O Escritório Nacional de Cinema do Canadá (ONF) anunciou nesta terça-feira, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que em três anos pelo menos 50% do seu orçamento será usado para financiar filmes dirigidos por mulheres.

Esta instituição pública, ponta de lança da sétima arte no Canadá, prometeu que em três anos metade da sua produção será destinada a projetos de mulheres cineastas, anunciou o presidente do órgão, Claude Joli-Coeur, em comunicado.

Para o ano fiscal em curso 2015/2016, a ONF concedeu 43,5% de seus fundos de produção a filmes realizados por mulheres, o mesmo nível que alcançaram os projetos dirigidos por homens. O resto foi para longa-metragens dirigidos por equipes mistas.

Segundo um relatório citado pela ONF, em 2013/2014, apenas 17% dos filmes produzidos no Canadá foram dirigidos por mulheres, enquanto 78% dos roteiros foram escritos por homens e apenas 12% de mulheres figuraram como diretoras de fotografia.

Além disso, o Canadá lançou nesta terça-feira uma moeda de dólar para comemorar o centésimo aniversário da concessão do direito de voto às mulheres e o banco central anunciou um concurso para desenhar uma nota que incorpore a imagem de uma mulher importante para a história do país.

Com a exceção da nota de 20 dólares canadenses, com a efígie da rainha Elizabeth II, chefe de Estado do Canadá como membro da Commonwealth nenhuma nota da moeda canadense em circulação no país mostra representantes femininas.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *