Cientistas planejam montar estação na Lua até 2022

Os preços dos imóveis na Terra estão muito caros? Não se preocupe, em dez anos, ou menos, você poderá se mudar para a Lua. Esta é a previsão de cientistas e astrônomos que se reuniram para desenvolver formas baratas e eficazes para construir uma base no satélite natural capaz de abrigar humanos.

De acordo com a revista Popular Science, na reunião, que aconteceu em agosto de 2014, mas só foi divulgada agora, discutiu-se a possibilidade de montar uma pequena estação lunar até 2022 com até US$ 10 bilhões.

A quantia parece alta, mas o programa Apollo, que levou os primeiros homens à Lua custou em torno de US$ 150 bilhões, sendo que, atualmente, o orçamento inteiro da NASA para o ano de 2016 é de US$ 19,3 bilhões.

Tecnologias mais recentes, como impressoras 3D, robôs, carros autônomos e reciclagem de água no espaço permitem reduzir os custos da operação. A grande vantagem de ocupar de vez a Lua, é que ela pode servir de ponte para outras viagens espaciais, principalmente a de Marte, que deve ser ocupado em 2030.

Construir uma estação na Lua seria uma espécie de simulação para o planeta vermelho, permitindo testar os sistemas de propulsão, comunicações, adaptação e formas de sobrevivência para os astronautas.

A ocupação humana da Lua provavelmente começará devagar, com estadias curtas por uma pequena equipe. As missões ficariam por mais tempo até que se tenha uma estação permanentemente ocupada, bem como a Estação Espacial Internacional.

Fonte: Olhar Digital