Últimas

Comissão Europeia lança chamada para criar consórcio multinacional contra o Zika

Agência FAPESP – A Comissão Europeia lançou no dia 15 de março chamada de proposta para a criação de um consórcio internacional e multidisciplinar em toda a América Latina e regiões de risco para implementar pesquisas relacionadas ao surto de vírus Zika, atualmente em curso.

Como o Brasil é considerado o país mais afetado pelo Zika, instituições brasileiras são elegíveis, de acordo com o texto da chamada Addressing the urgent research gaps against the Zika virus and other emerging threats in Latin America. O prazo de submissão encerra em 28 de abril.

A Comissão Europeia considera que investimentos entre € 5 milhões e € 10 milhões sejam suficientes para apoiar o consórcio de pesquisas sobre o Zika. Mas isso não impede que grupos de investigadores submetam propostas com outros valores.

A chamada não prevê contrapartida de recursos das instituições às quais estão vinculados os grupos de pesquisa sobre o Zika interessados em submeter propostas no âmbito de um consórcio multinacional e multidisciplinar.

A expectativa da Comissão Europeia é de subsidiar estratégias de prevenção e de atuação clínica das autoridades públicas, especialmente no que diz respeito às gestantes, reforçar a capacidade global de pesquisa em casos de surtos infecciosos graves, alavancar recursos de outros fundos para pesquisa sobre o vírus Zika e patógenos emergentes, mas também sobre as doenças negligenciadas relacionadas à situação de pobreza.

Informações sobre a chamada, temas a serem abordados nas propostas, critérios de elegibilidades, prazos, entre outros, estão disponíveis no endereço http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/topics/16069-sc1-pm-22-2016.html.

Fonte: Rede Notícia www.redenoticia.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *