Últimas

Comparativo: Xperia M5 vs Xperia Z3+

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Xperia M5 foi lançado com poucos meses de diferença entre o flagship Xperia Z3+, trazendo muito do aparelho mais parrudo e, principalmente, preço alto para quem quer um smartphone mais novo. Como os dois estão em patamares muito semelhantes de preço, resolvi comparar os dois smartphones para saber se o investimento no Xperia Z3+ era mais vantajoso do que o Xperia M5, que tem hardware mais simples e menos recursos.

Design

Muito igual, tudo semelhante por aqui. Os dois aparelhos contam com visual quadradão, que é tradicional da linha Xperia de smartphones. Temos linhas retas, lateral feira em alumínio e cantos feitos em plástico para absorver impactos de quina – que costumam ser perigosos para a tela. Os dois modelos apresentam traseira em vidro e a única diferença fica na posição do flash traseiro, além da lente bem maior para fotos com a câmera frontal no Xperia M5. Os dois podem mergulhar em água doce por até um metro de profundidade, durante meia hora e, pensando nisso tudo, temos um empate por aqui.

Hardware

A Sony sempre foi parceira fiel da Qualcomm, mas o Xperia M5 resolveu comer em outros pastos e exibe um poderoso MediaTek com oito núcleos (especificações podem ser conferidas na tabela comparativa, no primeiro link lá de cima) e a capacidade de lidar com núcleos assíncronos – ou seja, que podem ser ativados ou desligados de acordo com a demanda, um por um. Os dois não apresentam lentidões ou travamentos durante o uso do sistema operacional, mesmo quando há muitos apps abertos ao mesmo tempo. Abrindo apps do cotidiano, o Facebook abriu ao mesmo tempo nos dois celulares, o Twitter abriu primeiro no Xperia M5 e, por fim, o Instagram exibiu as fotos quase que ao mesmo tempo em ambas as telas. Em jogos, o Real Racing 3 conseguiu carregar a pista primeiro no Xperia M5, mas a jogatina (taxa de quadros por segundo) foi pouca coisa superior no Xperia Z3+.

O problema é que: o Snapdragon 810 do Xperia Z3+ é poderoso demais, muito mais do que ele poderia ser e isso significa que ele aquece com muita facilidade. Depois de alguns minutos de jogo, o desempenho geral do aparelho começa a cair e a experiência de uso fica bastante comprometida. Vitória, com folga, do M5 por aqui – que não sofre de cabeça quente.

Câmera

Os dois aparelhos entregam um sensor de imagens muito semelhante, com pequeninas diferenças na resolução da câmera traseira e uma diferença bem visível nos megapixels da câmera frontal – são 13 megapixels no M5, contra 5 megapixels no Z3+. Isso significa selfies com mais detalhes no modelo mais recente e, olhando para a câmera traseira, a diferença de qualidade é quase que imperceptível. Os dois tiram boas fotos com boas condições de luz e também em ambientes mais escuros, sem muita dificuldade. O aplicativo que controla a câmera é quase que o mesmo, exibindo controles manuais para ambos os lados e uma série de cenários para fotografias e modos diferentes.

Por conta da câmera frontal melhor, o Xperia M5 vence aqui.

Conclusão

O Xperia Z3+ conta com uma depreciação mais avançada do Android, algo tradicional em modelos com este sistema operacional, o que deixa o aparelho em um preço muito semelhante ao do Xperia M5. O desempenho foi muito semelhante, o design é quase idêntico e a câmera é pouca coisa melhor no Xperia M5, mas há uma ressalva por aqui, duas na verdade: o Xperia M5 conta com áudio mono (o z3+ é estéreo) e ele não esquenta ao ponto de fazer o desempenho cair. Com isso em mente, temos um vencedor do lado do M5, que corrigiu alguns erros do Z3+ e ainda conta com preço mais camarada – ele só perde na memória interna, que é a metade do Z3+.

(atualizado em 08 de março de 2016, às 14:28)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *