Compaz é inaugurado na Zona Norte do Recife

Vinícius de Oliveira, 19 anos, sonha em aprender um idioma e tentar uma bolsa bolsa de estudo no exterior. Agora, ele e 220 mil pessoas que moram na Zona Norte do Recife terão uma oportunidade de aprender de graça inglês e espanhol. A Prefeitura do Recife inaugurou ontem, no aniversário de 479 anos da capital pernambucana, o Centro Comunitário da Paz (Compaz), no Alto de Santa Terezinha. Batizado de Eduardo Campos, a primeira unidade a entrar em funcionamento tem o objetivo de promover a cultura de paz e a segurança cidadã, oferecendo quatro mil vagas para atividades esportivas e de cidadania que poderão chegar a 40 mil atendimentos por mês. Participaram da inauguração o governador Paulo Câmara, acompanhado do seu chefe de gabinete, João Campos, vereadores do Recife, deputados estaduais, federais e a mulher de Eduardo Campos, Renata Campos.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o Compaz foi concebido sob a ideia de oferecer e garantir a inclusão social. “É fundamental ser reconhecido como equipamento da comunidade. Antes, eles usavam um espaço precário e mesmo assim produziam campeões brasileiros que participam inclusive de disputas internacionais”, disse. De acordo com o governador Paulo Camara, Recife, era uma das cidades mais violentas do Brasil, mas hoje tem um dos menores índices de homicídio do Nordeste. “Isso é fruto das ações conjuntas do governo estadual e municipal. Vou trabalhar para levar esse modelo do Compaz para todas as regiões de Pernambuco”, completou.

No Compaz também funcionará uma Unidade de Tecnologia (Utec) da Secretaria de Educação do Recife, onde haverá aulas, cursos e oficinas para estudantes da rede municipal e também para a população que mora no entorno do equipamento. O estudante da rede municipal de ensino Silvestre de Morais, 14 anos, irá aproveitar o espaço para se dedicar aos estudos. Ele pretende conquistar a medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). “Estou muito feliz em está aqui e também em ser um dos beneficiados. Agora vou ter mais força para representar o nosso estado no final do ano”, disse.

O prédio tem quatro pavimentos. No térreo, está a biblioteca Afrânio Godoy. Com duas salas de leitura e um espaço dedicado às aulas de robótica, a biblioteca foi idealizada com a colaboração de 1.500 crianças e jovens moradores do entorno, que opinaram sobre o tipo de conteúdo e materiais a que gostariam de ter acesso. No primeiro andar, encontra-se os serviços destinados para a população. Contará com uma assistência psicológica para adolescentes do entorno, unidade do Procon, aulas de inglês e espanhol para os jovens da comunidade, aconselhamento em empreendedorismo, aulas de reforço escolar e espaço para mediação de conflitos. “Estou já ansioso para assistir a minha primeira aula”, disse Vinícius de Oliveira.

A praça de eventos fica no segundo andar e funcionará 24h por dia, com proteção da Guarda Municipal. No terceiro andar, está instalado o Dojô, espaço para treino e competições de artes marciais, com 225 m2. “Mais de 600 alunos poderão praticar uma das sete modalidades oferecidas. Jiu jitsu, judô, capoeira, luta olímpica, taekwondo, submission e aikido. As aulas serão ministradas por sete instrutores, todos moradores da localidade, que possuem mais de dez anos de experiência”, ressaltou Geraldo Julio.

SAIBA MAIS
Biblioteca Afrânio Godoy
Aberta de terça a domingo, de acordo com o horário de funcionamento do Compaz.

Espaço Mulher
Atendimento especializado às mulheres vítimas da violência. De terça a sexta, das 14h às 18h.

Procon
De terça a sexta, das 9h às 13h
#Mediação Consumerista (entre o consumidor lesado e o prestador de serviço e produto) – De terça a sexta, das 14h às 17h.

Mediações e conflitos – De terça a sexta, das 9h às 13h.

Artes marciais (DOJÔ)
Praticas integrativas – terças a quintas.

Tai chi chuan
Ioga
Biodança
Meditação
Jiu jitsu
Judô
Aikido
Luta Olímpica
Taekwondo
Submission
Capoeira

Sala do Empreendedor
De terça a sexta, das 9h às 18h

Atividades esportivas e culturais
De terça a domingo, observando o horário de funcionamento do COMPAZ.
Natação
Hidroginástica
Ginástica
Dança Popular
Futebol
Futebol de Campo
Futsal
Percussão
Teatro

Oficinas cidadãs e palestras sobre os temas variados
De terça a domingo, observando o horário de funcionamento do COMPAZ
Aula de idiomas: inglês e espanhol
Aulas de reforço: português e matemática

Horário de funcionamento do COMPAZ
Segunda: FECHADO para limpeza e manutenção
De terça a sexta: das 9h às 18h
Sábado e domingo: das 9h às 13h%u200B%u200B

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *