Últimas

Damasco aceita participar de negociações em Genebra

Damasco, 8 Mar 2016 (AFP) – O governo sírio aceitou o convite para ir à Genebra participar das negociações indiretas, que serão retomadas em 14 de março, para pôr fim a cinco anos de guerra no país – indicou nesta segunda-feira à AFP uma fonte próxima à delegação do regime de Damasco.

“A delegação oficial recebeu no domingo um comunicado da ONU, convidando para 14 de março, em Genebra, para participar das negociações”, disse a fonte.

Do lado da oposição, reinava a confusão, após o anúncio de um porta-voz de que iria a Genebra na sexta-feira. O anúncio foi feito antes mesmo de o coordenador-geral do Alto Comitê de Negociações (ACN), Riad Hijab, ter declarado que a decisão seria tomada “nos próximos dias”.

“O Alto Comitê de Negociações (ACN) aceita ir à Genebra. Está previsto que a delegação chegue na sexta-feira”, afirmou, originalmente, Riad Naassan Agha, um dos porta-vozes do ACN, o qual reúne os mais importantes grupos da rebelião e da oposição sírias.

Horas depois, Riad Hijab disse em entrevista por telefone à imprensa que “o ACN avaliará a situação nos próximos dias e tomará a decisão adequada”.

A fonte não especificou a data da chegada da delegação do governo sírio em Genebra, onde devem acontecer as negociações indiretas entre o regime do presidente Bashar al-Assad e a oposição.

As discussões sob o patrocínio da ONU serão as primeiras desde a entrada em vigor, em 27 de fevereiro passado, do acordo sobre o fim das hostilidades assinado entre americanos e russos.

Hoje, Moscou anunciou que a trégua se mantém “de forma geral” à margem de “provocações e de bombardeios isolados”. Garantiu ainda que sua Força Aérea continuará bombardeando posições do grupo Estado Islâmico (EI) e da Frente Al-Nosra. Ambos foram excluídos do acordo.

A guerra na Síria já deixou mais de 270.000 mortos desde 2011.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *