Últimas

Editorial: Uma conquista para as mulheres

A aprecarização da saúde no país foi um dos temas do ato público realizado no Centro do Recife para marcar o Dia Internacional da Mulher. Cerca de cinco mil mulheres, segundo a organização do evento, lançaram juntas suas vozes por mudanças no setor. No mesmo 8 de março, a Prefeitura do Recife anunciou a inauguração do Hospital da Mulher para o próximo Dia das Mães. A instalação da unidade é, portanto, um marco para o público feminino.

A unidade de saúde é a primeira especializada em cuidados com pacientes do sexo feminino em Pernambuco. A sua instalação também representa um avanço importante no atual momento diante da epidemia de arboviroses e do surto de microcefalia. Isso porque suas equipes também atenderão gestantes de bebês com a síndrome. A equipe do hospital irá disponibilizar tomografias para detectar se o bebê tem a malformação genética relacionada ao zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti.

A ideia é humanizar o atendimento à mulher, incluindo principalmente as gestantes de alto risco. Muitas grávidas de bebês com microcefalia têm se queixado da forma como recebem o diagnóstico.

Meninas a partir dos 10 anos poderão estar entre as pacientes. A previsão é de 10 mil atendimentos por mês. Uma outra novidade do hospital é o atendimento à população LGBT. Há equipes de saúde de hospitais públicos e privados, por exemplo, que ainda não tratam as pessoas trans com o nome social, como elas preferem ser identificadas publicamente.

A verba usada nas obras é da Prefeitura do Recife, do governo do estado e do governo federal, um total de R$ 118 milhões. A contribuição inédita é, sem dúvida, uma boa notícia para as mulheres. Surge com o papel desafiador de humanizar o atendimento nas unidades de saúde. É um sinal de esperança para as pernambucanas. Agora com data marcada para acontecer.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *