Últimas

Empresa usa pombos com mochilas para medir qualidade do ar

Pombos são uma praga urbana que carregam doenças, mas, se não é possível eliminá-los, que tal usá-los para um fim produtivo? É a ideia de uma empresa de Londres chama Plume Labs, que colocou pequenas mochilas em um grupo de pombos para monitorar a qualidade do ar na cidade.

As mochilas são ajustadas aos pombos graças a uma espécie de colete. Os sensores colocados dentro dela são capazes de monitorar os níveis de dióxido de nitrogênio e ozônio no ar, permitindo criar um mapa da poluição com os dados coletados.

Reprodução 

A ideia pode ser criativa, mas ela ainda é muito limitada. Apenas 10 pássaros estão circulando pela cidade, o que gera um número muito baixo de informações sobre uma cidade tão grande quanto Londres. Mesmo assim, a empresa já disponibiliza um mapa para quem está na cidade possa conferir as informações coletadas sobre a qualidade do ar do seu bairro.

A verdadeira ideia da Plume Labs não é usar pombos para sempre, mas incentivar as pessoas a testarem um monitor de poluição vestível que a empresa está desenvolvendo. Eles esperam 100 candidatos para o projeto, que deve gerar mais dados e ser mais preciso e menos aleatório do que pombos.

Assim, o uso dos pássaros é mais uma jogada de marketing do que um projeto real, mas se a ideia se mostrar bem-sucedida, quem sabe a empresa não refina e expande sua ideia?

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *