Últimas

EUA destinarão US$ 20 milhões para ajuda de refugiados na Europa

Lesbos, Grécia, 28 Mar 2016 (AFP) – Os Estados Unidos anunciaram que desbloqueará 20 milhões de dólares para ajudar refugiados e migrantes que chegaram à Europa desde o ano passado, anunciou nessa segunda-feira a secretária de Estado adjunta responsável pela gestão e os recursos, Heather Higginbottom.

eM visita à ilha grega de Lesbos, principal porta de entrada à Europa no êxodo atual, a secretária americana destacou que seu país fiscalizará a aplicação do acordo UE-Turquia no que se refere ao direito de asilo e à garantia à proteção dos refugiados.

Com esses novos fundos, a quantia que Washington destinará à a crise migratória na Europa subiu para um total 43,6 milhões de dólares, afirmou.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) receberá a maior parte da quantia, 17,5 milhões de dólares, destinados a “alojamento, comida e proteção aos refugiados e migrantes mais vulneráveis na Europa, incluindo a Grécia”, acrescentou Higginbottom.

O restante será repartido entre a Federação Internacional da Cruz Vermelha – Crescente Vermelho (2 milhões) e com o Fundo de Populações das Nações Unidas.

A secretária americana disse ter ido à Grécia para acompanhar a aplicação do acordo UE-Turquia de 18 de março, que prevê reenviar à Turquia todos os migrantes chegados de forma irregular à Grécia, inclusive os sírios que pedem asilo.

“Este acordo é um bom primeiro passo para ordenar os fluxos migratórios, mas muitos desses elementos ainda estão em preparação”, disse.

Durante sua visita ao centro de acolhimento de Moria, várias dezenas de migrantes protestaram, sob a vigilância policial, e gritaram “Liberdade!” e “Onde estão os direitos humanos?”.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *