Últimas

Evento celebra o Dia do Mundial do Rim com foco nas crianças

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) – Regional Pernambuco promove, no próximo dia 12 de março, das 9h às 13h, no Parque Treze de Maio, na Boa Vista, um evento comemorativo ao Dia Mundial do Rim, com foco nas crianças. A ação reunirá cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, que oferecerão gratuitamente testes de urina, aferição de pressão e orientação nutricional, com foco nas crianças.  Além disso, serão distribuídos panfletos com orientações sobre diagnósticos e tratamentos das doenças renais.

O evento em alusão ao Dia Mundial do Rim é realizado pela SBN Pernambuco todos os anos e nesta edição traz também um fórum direcionado aos profissionais de saúde em atenção básica do Recife. O encontro acontecerá no dia 10 de março, das 14h às 17h, no auditório do Banco Central. “A ideia é orientar os profissionais para que identifiquem entre as crianças possíveis portadores de doença renal e, posteriormente, encaminhem aos especialistas”, afirma a presidente da Regional Pernambuco, Dra. Maria de Fátima Carvalho.

Estima-se que há cerca de 1,2 milhão a 1,5 milhão de brasileiros com doença renal crônica, número que poderia ser diminuído com a atenção devida.”É muito importante manter a saúde dos rins. A maioria das pessoas quando procuram um nefrologista já estão em quadro crítico, pois os sintomas são silenciosos”, explica a médica.

De acordo com ela, a diabetes e a hipertensão estão entre os maiores causadores de doenças renais, sendo que 1 em cada 6 hipertensos deverão desenvolver alguma doença renal crônica caso não tome cuidados específicos. “Por isso o diagnóstico prévio é muito importante, mas ele dificilmente acontece, pois temos uma precária atenção de saúde pública para o diagnóstico de doenças em estágio inicial”, completa. 

Serviço

Dia Mundial do Rim – 12 de março 

De 9h às 13h, na Praça do Derby. 

Fórum direcionado aos profissionais de saúde em atenção básica do Recife

Dia 10 de março

Das 14h às 17h, no auditório do Banco Central.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *