Últimas

Evento discute a produção e circulação de obras de arte

Música: O futuro do presente no Brasil e no mundo é o tema do evento pioneiro e inovador que vai mobilizar em Brasília, de 1º a 3 de abril, quase 200 pessoas, entre profissionais, de diversas regiões do país e do exterior, ligados a esta importante manifestação artística. O objetivo principal do encontro é reconhecer e expandir a contribuição dos envolvidos na criação, produção e circulação de obras de arte físicas e digitais.

Durante três dias, o Prêmio Profissionais da Música desenvolverá, no Teatro Brasília, extensa programação, que inclui um painel, sete workshops e oito talkshows nas salas de conferência, além de duas noites dedicadas à premiação em 39 categorias, subdivididas nas modalidades criação, produção e convergência. Outros destaques são os cinco showscases na sala principal.

Enquanto na primeira edição o homenageado foi o cantor e compositor Renato Russo, nesta o prêmio vai reverenciar o poeta Fernando Brant, morto no ano passado. Coautor de vários clássicos da música popular brasileira, ele dá nome ao troféu a ser entregue ao profissional do ano de cada categoria – escolhido em votação no site do evento, por profissionais previamente cadastrados, pelo público e jurados.

Na cerimônia de abertura, no dia 1º, às 20h, haverá exibição de um documentário sobre Brant, de 18 minutos, dirigido por Geraldo Viana, com depoimentos de amigos e companheiros do Clube da Esquina, entre os quais Tavinho Moura, Lô Borges, Márcio Borges e Murilo Antunes. Em seguida, Mariana Brant (sobrinha do homenageado) e Geraldo Viana farão um pocket show baseado no CD com músicas de Brant e Viana.

O rapper mineiro Flávio Renegado será o responsável pelo show do dia 2, às 21h. As cantoras japonesas Ryoko Takahashi e Yuki Asaba e a Funqquestra, liderada pelo baterista Bruno Gafanhoto, se apresentarão no encerramento, em shows com início às 19h. Na noite de abertura o acesso será apenas para convidados, enquanto que nas outras duas o público terá entrada franca.

Sandra de Sá, cantora, compositora e presidente da União Brasileira de Compositores, o poeta e produtor Ronaldo Bastos, o cantor e compositor mano Góes, os executivos Aloísio Reis e Marcelo Castelo Branco estão entre as personalidades com presença confirmada no Prêmio Profissionais da Música 2015, iniciativa de Gustavo Vasconcelos, músico, produtor e criador do selo GRV Discos.

“Daremos boas vindas à todos os profissionais do Brasil e do exterior que aqui estarão para para participar dessa pioneira iniciativa, que tem como objetivos principais a criação, produção e circulação de obras de arte físicas e digitais, a partir da matéria Música”, afirma Vasconcellos. ” Inovamos nesta segunda edição ao criar  a categoria engajamento digital, com o monitoramento em tempo real das mídias sociais de todos os inscritos no prêmio”, acrescenta.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *