Últimas

Ex-primeira-dama dos EUA Nancy Reagan será sepultada sexta na Califórnia

Los Angeles, 8 Mar 2016 (AFP) – A ex-primeira-dama americana Nancy Reagan, falecida no fim de semana, será sepultada na sexta-feira ao lado do marido em uma cerimônia privada na Califórnia, anunciou nesta segunda-feira uma fonte oficial.

O funeral começará às 11H00 locais (16H00 de Brasília) na Biblioteca e Museu Presidencial Ronald Reagan, situada em Simi Valley, a noroeste de Los Angeles.

A Casa Branca confirmou que a primeira-dama, Michelle Obama, irá ao serviço religioso.

A capela ardente estará aberta ao público na quarta-feira e na quinta-feira para que os cidadãos deem seu último adeus.

A viúva do presidente Reagan, que governou o país 1981 e 1989, morreu no domingo em Los Angeles aos 94 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca.

O presidente Barack Obama ordenou na segunda-feira que as bandeiras da Casa Branca e de todos os prédios públicos tremulem a meio mastro em sua homenagem.

Nancy Reagan entrou para a história por ser muito mais do que a mulher do homem que governou o país entre 1981 e 1989. Foi sua sombra e seu grande apoio nos momentos cruciais de seu mandato, o que lhe rendeu muitas críticas.

“Redefiniu o papel de primeira-dama”, disseram Obama e sua esposa, Michelle, pouco depois de conhecer a triste notícia.

Deu seu aval às pessoas que entravam e saíam da equipe do governo, apoiou o marido em sua estratégia por desmontar a União Soviética e acabar com a Guerra Fria, levantou a bandeira da luta contra as drogas e apoiou as pesquisas com células-tronco.

A maioria dos americanos se lembram dela pela descrição nos cuidados com o marido com mal de Alzheimer durante dez anos até a sua morte, em 2004.

“Tornou-se a voz de milhões de famílias que sofriam com a esgotadora e dolorosa realidade do Alzheimer”, disse o casal Obama.

Ronald e Nancy Reagan se casaram em 4 de março de 1952, quando ambos tentavam se tornar astros de Hollywood. Tiveram dois filhos, se afastaram dos sonhos cinematográficos e ele entrou na política.

“Minha vida começou realmente no dia em que me casei com o meu marido”, afirmou certa ocasião.

bur-spc/val/mvv

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *