Últimas

Google Now on Tap apresenta capacidades baseadas em OCR

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Google Now on Tap soava ridiculamente legal e interessante quando foi anunciado no ano passado, mas a realidade deste recurso por enquanto tem sido medíocre para dizer o mínimo. No entanto as coisas estão mudando e a Google aparentemente está brincando com um recurso que poderia torná-lo muito mais útil. Alguns usuários estão vendo reconhecimento óptico de caracteres (OCR), como parte Now on Tap, mas a implementação para todos ainda deve demorar um pouco.

Quando falamos de OCR, estamos basicamente nos referindo a uma coisa diferente de ler o texto em uma página web ou em um aplicativo como o Google Now on Tap sempre fez. Basicamente ele está reconhecendo o texto em fotos para realizar pesquisas, como a etiqueta de Marc Jacobs que vocês podem observar na foto abaixo. A primeira coisa a notar é que esta característica não parecer trabalhar em todos os telefones da mesma forma. O OCR nas mesmas fotos está mostrando resultados diferentes em diferentes telefones, mas em pouco tempo isso deve ser consertado. Para testar a novidade é preciso ter o Android 6.0.

O OCR é uma tecnologia muito útil, você poderá por exemplo fotografar um quadro na sua sala de aula e depois tranformá-lo em texto com essa função, o colocando no em um resumo em Doc para ser estudado melhor depois, além de muitas outras funções.

O que é particularmente interessante é que o OCR funciona no visor da câmera ou no aplicativo Photos. Você pode apenas apontar a câmera para algum texto e ver a leitura na forma de Google Now Cards. Se existe alguma reclamação é que a ferramenta parece só funcionar no aplicativo da câmera do Google, tanto quanto testamos em outros serviços de câmera. Como dissemo anteriormente aplicativos nativos do Google parecem estar no geral aptos a receber a OCR.

Testamos em algumas versões recentes do aplicativo do Google, e funcionou igualmente bem em todos eles. A Google provavelmente adicionou uma estrutura para a leitura de OCR algumas versões atrás, mas também pode ser um componente de mudanças por vir. Se este recurso se tornar um pouco mais profundo o Google Now on Tap poderia finalmente valer a pena de se usar.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *