Últimas

Google quer que o Android fique mais parecido com o iOS

O Google atualizou nesta semana os parâmetros do Material Design, o conceito estético que rege a maioria dos aplicativos disponíveis para as versões mais recentes do Android. Entre as novidades está a sugestão para que desenvolvedores incluam uma barra na parte inferior dos seus apps com botões que levem às principais seções do programa, como é comum em apps para iPhone e iPad.

Antes da atualização, o Google orientava os desenvolvedores que colocassem todas as seções disponíveis ao usuário em um ícone “sanduíche”: três linhas horizontais ou três ponto no canto superior da tela, onde o usuário poderia tocar e ter acesso a um menu com as opções. Em certos casos, o Material Design sugeria que essas seções fossem agrupadas em abas na parte superior.

Veja o app do Facebook, por exemplo. Abaixo, à direita, está a atual versão para Android; e, à esquerda, a versão para iOS. Com a mudança nos parâmetros do Material Design, é possível que o aplicativo no sistema do Google fique mais parecido com o do sistema da Apple.

Reprodução

Com a mudança, o Material Design passa a seguir um dos princípios do design que a Apple sugere aos desenvolvedores, o que pode fazer com que os aplicativos para ambas as plataformas fiquem mais parecidos com o passar do tempo. Isso não significa, porém, que o Google quer eliminar o ícone sanduíche ou as abas, já que estes elementos continuam fazendo parte das linhas de base do Material Design.

A recomendação é que os desenvolvedores agora usem a barra inferior apenas quando o app tiver de três e a cinco seções. Se forem apenas duas seções, a orientação é que o app use abas. Mas se forem seis ou mais, o ícone sanduíche ainda é a melhor opção.

Via The Verge

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *