HERE Maps, que pertencia à Nokia, encerrará suporte ao Windows 10

Na época do Windows Phone 8, o aplicativo HERE Maps, desenvolvido pela própria Nokia, era um dos principais atrativos do sistema, com alguns recursos que não existiam no concorrente Google Maps. Agora, algum tempo depois, as coisas não poderiam ser mais diferentes: o aplicativo deixará de ter suporte, ou terá suporte reduzido, nas plataformas da Microsoft.

A empresa anunciou que acabará totalmente com o suporte ao HERE Maps para Windows 10 a partir do dia 29 de março. No caso dos aparelhos Lumia 950 e 950 XL, que já vêm com o Windows 10 Mobile de fábrica, o funcionamento irá apenas até o dia 30 de junho.

Quem tem um aparelho com Windows Phone 8.1 poderá manter seu aplicativo. A empresa diz que “limitará o desenvolvimento dos apps para Windows Phone 8 a apenas correções de bugs críticos”, o que significa que o aplicativo seguirá operando, mas não receberá mais atualizações a não ser em casos de falhas mais graves. Isso também significa que, para seguir usando o aplicativo, o usuário não poderá atualizar seu celular para o Windows 10 Mobile quando ele for disponibilizado pela Microsoft.

“Nós fizemos os aplicativos HERE compatíveis com o Windows 10 usando uma solução alternativa que não será mais efetiva depois de 30 de junho. Para continuar oferecendo os aplicativos HERE para o Windows 10, seria necessário desenvolver novamente os aplicativos desde o início, um cenário que nos levou à decisão de remover nossos aplicativo da Windows 10 Store”, conta o representante Pino Bonetti. Traduzindo: o Windows 10 Mobile não tem usuários suficientes para justificar o investimento no desenvolvimento de um novo aplicativo.

É importante observar que o HERE Maps não tem mais nada a ver com a Nokia, muito menos com a Microsoft. Quando Nokia e Microsoft se uniram, a fusão era referente apenas à divisão de celulares; os mapas permaneceram com o que sobrou da Nokia. Posteriormente, a unidade de mapas HERE foi vendida por US$ 3 milhões em agosto de 2015 a três grandes fabricantes de carros alemãs: Audi, BMW e Mercedes. É bem claro que elas preferem focar-se no Android e iOS, que são mercados mais rentáveis.

Para usuários no Windows 10, a solução será recorrer ao aplicativo de mapas da própria Microsoft, que licencia o conteúdo do HERE Maps, mas não tem todos os mesmos recursos do aplicativo que existe atualmente para o Windows Phone.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *