Últimas

Kerry vai à Arábia Saudita tratar da Síria às vésperas de reunião

O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou nesta sexta-feira à noite à Arábia Saudita para se reunir com o rei Salman e com seus principais ministros e discutir, especialmente, a questão síria.

Na próxima segunda-feira, começam em Genebra, sob patrocínio da ONU, negociações indiretas entre governo e oposição, destinadas a pôr fim a uma guerra que já deixou mais de 270.000 mortos desde março de 2011.

No conflito sírio, Estados Unidos e Arábia Saudita apoiam a oposição ao regime de Bashar al-Assad, que tem, por sua vez, o apoio de Rússia e Irã.

“Acho que falaremos sobre a Síria”, declarou Kerry, antes do encontro com o príncipe herdeiro Mohamed ben Nayef.

Segundo autoridades americanas, as conversas serão sobre Síria e Iêmen – este último, país onde a Arábia Saudita lidera uma coalizão árabe contra os rebeldes xiitas.

Este encontro aconteceu na base militar Rei Khaled, no nordeste do país, com o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, e o da Defesa, Mohammed ben Salman.

Antes de embarcar no sábado para Paris, Kerry ainda se reúne nesta sexta com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah ben Zayed al-Nahyan.

Em Paris, o secretário americano se encontra com seus colegas de França, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália para discutir a crise síria.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *