Novo sistema de leitura de DNA pode ajudar a compreender evolução humana

Washington, 31 mar (EFE).- Os avanços tecnológicos para a leitura de longas sequências do DNA ajudarão a compreender melhor a evolução dos primatas, assim como melhorar a prevenção de doenças humanas, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista “Science”.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Washington em St. Louis, no Missouri, teve como objeto de estudo o genoma do gorila ocidental de planície que vive no centro da África.

A sequência de DNA contém a informação genética transmissível por herança e com sua análise é possível saber as mutações sofridas pelos seres vivos.

O novo sistema de sequência de DNA evita que se perca informação dos genes, aumenta a velocidade na obtenção de resultados e permitiu descobrir pela primeira vez determinadas classes de variações genéticas.

“Se em alguns poucos anos se reduzir o custo e a tecnologia avançar, apostaria que este é o caminho para sequenciar o genoma humano e descobrir a causa das doenças por mutações”, disse o professor Evan Eichler da Universidade de Washington, que liderou a pesquisa.

No entanto, o sistema de sequenciamento ainda não está ao alcance das clínicas, por isso são necessários avanços científicos que o tornem acessível.

Fonte: Bol.com.br