Últimas

Olha! Recife com edição especial para comemorar aniversário das cidades-irmãs

No próximo sábado, dia em que se comemora o aniversário de 479 anos do Recife e 481 anos de Olinda, os passeios do Olha! Recife vão celebrar as belezas das cidades-irmãs. O roteiro de ônibus terá duas saídas, 9h e 13h, o passeio percorrerá locais emblemáticos das duas cidades.

Entre os atrativos recifenses que serão contemplados: o Marco Zero e a Praça da República. Na Marin dos Caetés, os inscritos irão até o Alto da Sé, de onde se descortina uma das mais belas vistas pernambucanas, um panorama das duas cidades unidas no horizonte. Cada passeio tem, em média, duas horas de duração.

Já no domingo, o Olha! Recife Pedalando fará o roteiro Trilhos do Recife, percorrendo alguns dos principais cenários da história ferroviária da cidade, onde funcionou um dos primeiros sistemas de trens urbanos do país com um complexo de linhas que chegou a ligar cidades de todo o estado e região Nordeste.

Com saída da Praça do Arsenal, o passeio passará pela antiga estação do Brum (atual Memorial da Justiça), antigo depósito de bondes da Ferro Carril, Ponte do Limoeiro, Rua do Brum, Rua do Bom Jesus e Avenida Barbosa Lima. Seguirá pela Antiga Ponte Giratória até a antiga estação das Cinco Pontas e Antiga Estação Central, depois para a Ponte da Boa Vista e Duarte Coelho até chegar na Ponte Santa Isabel.

Também no domingo, o passeio a pé fará um circuito maçônico. Com saída da Praça do Arsenal, às 9h, a caminhada percorrerá locais que marcam a presença da maçonaria na formação histórica, política e cultural do Recife. No percurso, edificações com símbolos nas fachadas que discretamente denunciam a presença da sociedade em diversos setores como educação, engenharia e religião, como a Praça da República, o antigo Liceu de Artes e Ofícios, Rua da Penha, Igreja de São José do Ribamar, Antiga Estação Central e Casa da Cultura. No final, haverá uma visita a uma loja maçônica da cidade.

Para participar

Todos os roteiros são gratuitos, numa iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para que população e visitantes se apropriem das paisagens recifenses e das histórias que elas têm para contar. As inscrições devem ser feitas nesta sexta (11), pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h. No dia do passeio, os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Recife e Olinda
Quando: Sábado (12), às 9h e às 13h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife Pedalando

Tema: Trilhos do Recife
Quando: Domingo (13), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé

Tema: Circuito Maçônico
Quando: Domingo (13), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *