Últimas

ONU quer reiniciar negociações de paz da Síria em 9 de abril

ropas sírias são vistas em Palmira, em 24 de março de 2016. Foto: STR/AFP
ropas sírias são vistas em Palmira, em 24 de março de 2016. Foto: STR/AFP

As negociações de paz sobre a Síria devem ser reiniciadas no dia 9 de abril, declarou nesta quinta-feira o enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, ao fim da primeira rodada de negociações indiretas entre o regime e a oposição em Genebra.

“O objetivo é começar em 9 de abril”, declarou de Mistura aos jornalistas.

A delegação governamental pediu para voltar à Suíça depois das eleições parlamentares que o regime organiza em 13 de abril.

Questionado sobre esse pedido, de Mistura disse: “As únicas eleições sobre as quais estou autorizado a comentar… são as eleições que devem ser supervisionadas pelas Nações Unidas”, o que significa que os comícios serão realizados depois de se chegar a um acordo de paz.

Antes de sair de Genebra, o chefe negociador do governo sírio Bashar al-Jaafari afirmou que disse a de Mistura que sua delegação não estará disponível para negociações até que haja eleições na Síria.

Mistura deixou claro que as Nações Unidas não vão considerar eleições organizadas pelo governo do presidente Bashar al-Assad.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas emitiu uma resolução em dezembro do ano passado em que abria caminho para as negociações de Genebra e pediu eleições na Síria 18 meses depois de ser instalado um governo de transição no país.

A rodada de negociações que acaba de ser concluída começou no dia 14 de março.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *