Pentágono proporá a Obama reforço militar no Iraque

Secretário de defesa destaca que nenhuma decisão foi tomada ainda. Foto: Saul Loeb/AFP
Secretário de defesa destaca que nenhuma decisão foi tomada ainda. Foto: Saul Loeb/AFP

O Pentágono apresentará “em questão de semanas” suas propostas ao presidente Barack Obama para fortalecer o apoio militar americano às tropas iraquianas, disse nesta sexta-feira o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, o general Joe Dunford.

“Temos uma série de recomendações que vamos discutir com o presidente nas próximas semanas”, disse o general em uma coletiva de imprensa no Pentágono junto com o secretário de Defesa, Ashton Carter.

“O secretário de Defesa e eu achamos que precisa haver um  aumento das forças americanas destacadas no Iraque, mas nenhuma decisão foi tomada”, afirmou.

Trata-se principalmente de definir os meios que devem ser utilizados para “facilitar” a recuperação da segunda maior cidade do país pelas forças iraquianas, explicou.

Os funcionários do Pentágono já expressaram seu desejo de  acelerar o treinamento das tropas iraquianas e proporcionar apoio logístico à sua ofensiva.

Também mencionaram a possibilidade de oferecer suas pontes provisórias para ajudar a cruzar rios.

O Pentágono revelou ainda nesta semana a presença no norte do Iraque de uma posição de artilharia com quatro canhões de 155 milímetros e 200 marines. Esses canhões foram usados para apoiar os avanços das tropas iraquianas na região, reconheceu o general Dunford.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *