Últimas

Plano B do FBI pode obrigar Apple a revelar código-fonte de seus produtos

Uma decisão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos pode obrigar a Apple a entregar o código-fonte de seu sistema operacional para o FBI caso o órgão policial não consiga obter acesso ao iPhone bloqueado de um dos acusados do atentado de San Bernardino.

A medida é um plano B que planeja obrigar a Apple a ceder o código do produto para que o departamento policial possa alterá-lo com o objetivo de remover os dispositivos de segurança do telefone encontrado. Além disso, o FBI também poderia escrever novos códigos do sistema operacional iOS e divulgá-los na internet, forçando suspeitos de casos investigados pelo órgão a atualizarem seus smartphones. Com as falsas atualizações, o órgão poderia ter acesso a todos os dados dos usuários.

No entanto, no documento de refutação legal sobre o caso, o FBI acredita que a Apple estaria menos disposta a entregar os códigos do que a ajudar os policiais a desbloquear o iPhone solicitado. 

Essa não é a primeira vez que a justiça norte-americana força uma empresa a entregar seus segredos tecnológicos com o objetivo de ajudar alguma investigação. Em 2013, o serviço de e-mail Lavabit foi solicitado pelo FBI a entregar suas chaves de criptografia para que os policiais pudessem ter mais pistas sobre o esconderijo do ativista e ex-analista da NSA, Edward Snowden.

Após negar o pedido, o CEO da empresa, Ladar Levison, foi obrigado a enfrentar a corte norte-americana e encerrou suas atividades no mesmo ano.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *