Últimas

Primeiro-ministro da Turquia diz que governo respeita a liberdade de imprensa

Bruxelas, 8 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse nesta segunda-feira que o governo do país respeita a liberdade de imprensa e destacou que a intervenção do jornal “Zaman”, mais lido do país e crítico ao Executivo, é um caso judicial e não político.

“A liberdade de expressão é um de nossos valores básicos, não só da União Europeia (UE), mas também da democracia turca. Sou contrário a qualquer restrição da liberdade de expressão e de imprensa”, disse o primeiro-ministro em entrevista coletiva após ser perguntado se tinha conversado sobre o caso “Zaman” com os líderes dos 28 países-membros da UE em cúpula realizada hoje.

“Vários veículos da imprensa gozam de liberdade e a prova é que há muitos que se opõem e criticam o governo duramente. O caso Zaman é judicial, não político”, defendeu Davotuglu.

De acordo com o primeiro-ministro, a acusação dos promotores contra o “Zaman” está relacionada com lavagem de dinheiro e certos crimes cometidos por uma rede ilegal infiltrada no governo, que utilizava a Polícia e o Judiciário para atacar as liberdades individuais de certos cidadãos turcos.

Davutoglu disse que os tribunais, e não o governo, que decidirão sobre o caso, da mesma maneira que, há duas semanas, o Tribunal Constitucional decidiu libertar dois jornalistas que estavam sob custódia por revelarem documentos sigilosos do governo, “algo que é crime em muitas sociedades democráticas”, afirmou.

“A mesma independência é válida para o tribunal que tem que decidir sobre o ‘Zaman’. Em nenhum destes casos eu ou o meu governo teve alguma influência nas decisões. Elas foram puramente judiciais”, garantiu o primeiro-ministro.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a liberdade de imprensa continua sendo uma condição essencial para o processo de adesão da Turquia à UE.

Já a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que os líderes comunitários conversaram com Davutoglu sobre a situação e deixaram claro a importância da liberdade de imprensa.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *