Últimas

Procissão do Encerro percorre as ruas do Recife nesta quinta-feira

As celebrações da Quaresma no Recife percorrem igrejas eruas do centro histórico da cidade. A proposta dos católicos é refletir sobre os últimos momentos de Jesus até chegar ao calvário: o Horto, a prisão, a coluna da flagelação, a coroação de espinhos, a sentença, o encontro com Nossa Senhora. A tradição de 362 anos prepara os fieis para a semana santa, reunindo centenas de pessoas.

Esta noite, às 18h, começa a Procissão do Encerro. O cortejo começa logo após a missa na Igreja Co-Catedral Madre de Deus, no Recife Antigo, seguindo pela Rua Vigário Tenório, Praça Marco Zero, Rua Marques de Olinda, Ponto Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça do Diário, Rua Nova, Praça Joaquim Nabuco, Rua Frei Caneca, até a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Bairro de Santo Antônio.

Na sexta-feira acontece a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, com percusso inverso. Começa após a celebração na Igreja do Carmo, às 16 horas, depois segue em caminhada, percorrendo a Rua Tobias Barreto, Rua  da Concórdia, Rua Nova, Praça do Diário, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador, ponte, conclui na Rua Madre de Deus, no bairro do Recife Antigo.

De acordo com padre Antônio Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (CAP) que concelebra os cultos ao lado do Frei Rinaldo Pereira, presidente da Comissão de Intervenção das Irmandades da Arquidiocese de Olinda e Recife, a Procissão de Encerro e dos Passos do Bom Jesus nasceu com a expulsão dos holandeses do Recife. “A procissão originou com a promessa dos povos europeus entre português, africanos e índios que estavam aqui e se uniram para expulsar os holandeses e venceram a batalha. A promessa foi paga e desde lá, vem acontecendo as procissões do encerro e dos passos com sete paradas”, explica.

Procissão do Encerro
Local: Igreja Co-Catedral Madre de Deus, no Recife Antigo
Dia: 10 de março 2016
Horário: Após a missa celebrada às 18 horas

Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos
Local: Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Bairro de Santo Antônio
Dia: 11 de março de 2016
Horário: Após a missa celebrada às 16 horas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *