Últimas

Projeto do Google pode acelerar chegada de carros autônomos às ruas

Por enquanto, carros que dirigem sozinhos estão apenas em estágio de teste, com alguns modelos circulando cuidadosamente por cidades pequenas dos Estados Unidos. No entanto, uma parceria entre a Alphabet, dona do Google, e o governo americano pode fazer com que veículos autônomos cheguem mais rapidamente às vias públicas de verdade.

Trata-se de uma iniciativa chamada “Flow”, cujo objetivo é construir ferramentas analíticas e coletar dados sobre os padrões dr trânsito em algumas cidades dos EUA. Com essa plataforma, o Sidewalk Labs, da Alphabet, em parceria com o Departamento de Transportes norte-americano e uma seleta lista de municípios, poderá decifrar como se formam engarrafamentos e traçar estratégias para investimentos em mobilidade.

A plataforma usará dados estatísticos coletados pelo governo e por meio de aplicativos, como o Google Maps, Waze e outros. Além de conseguir entender como o trânsito funciona nessas cidades, ajudando, assim, a combater a lentidão no tráfego e guiando a expansão do espaço urbano, o Flow também servirá de base para as pesquisas com os carros autônomos do Google.

A partir dos dados coletados, os pesquisadores podem acrescentar mais informação à inteligência artificial dos veículos, descobrir como solucionar problemas e contornar obstáculos nas rotas, entre outras vantagens. “Os carros autônomos estão chegando. O governo reconhece isso e tem sido um dos principais articuladores para que as cidades estejam prontas quando o dia chegar”, resumiu Dan Doctoroff, CEO da Sidewalk Labs.

Via Tech Insider

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *