Próximo astronauta dos EUA na ISS baterá recorde no espaço

O astronauta americano Jeff Williams, que vai decolar na sexta-feira para chegar no sábado na Estação Espacial Internacional (ISS), presta-se para quebrar o recorde de tempo acumulado no espaço que seu compatriota Scott Kelly acaba de bater. Williams, de 58 anos, partirá em uma nave espacial russa Soyuz junto aos colegas russos Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka para uma missão de seis meses durante a qual se tornará o americano que vai ter passado mais tempo ao todo no espaço: 534 dias. Será a sua terceira viagem ao laboratório orbital.

Assim, ele ultrapassará os 520 dias de Scott Kelly, que voltou em 1 de março de uma missão de 340 dias a bordo da ISS. Kelly, de 52 anos, fez quatro viagens para o posto avançado do espaço. Kelly quebrou o recorde americano, mas o recorde mundial de dias em órbita acumulados foi conquistado pelo russo Gennady Padalka, com 879 dias.

O lançamento da Soyuz que vai levar os três astronautas está prevista para esta sexta-feira às 18h26 (de Brasília) a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O acoplamento na ISS está previsto para acontecer a partir das 23h30. Williams e seus colegas russos, assim como os outros três membros da tripulação atualmente na estação, continuarão realizando centenas de experimentos em ambiente de microgravidade, biologia, biotecnologia, ciência física e geofísica que estão em andamento.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *