Últimas

Talibãs lançam ataque contra instalações governamentais no sul do Afeganistão

Cabul, 9 mar (EFE).- Os talibãs lançaram um ataque coordenado nesta quarta-feira contra um complexo governamental na província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

A ofensiva dos talibãs, que ainda está em curso, começou por volta das 6h locais (23h30 de Brasília da terça-feira), em Grishk, capital do distrito homônimo, com o ataque ao complexo no qual está o quartel-general da polícia e os escritórios do governador local, afirmou um policial do primeiro escalão, que preferiu manter o anonimato.

“Vários talibãs, entre eles alguns terroristas suicidas, tomaram posições em alguns edifícios próximos ao complexo governamental”, explicou o agente.

“Neste momento, está ocorrendo um intenso tiroteio”, relatou o policial, que acrescentou que ainda não recebeu informação sobre baixas e feridos entre as tropas governamentais e os insurgentes.

Os talibãs, que tomaram o controle durante os últimos meses de grandes áreas da província e dominam cinco de seus 14 distritos, reivindicaram a autoria do ataque.

“Desde a manhã está acontecendo um forte tiroteio de mujahedins (jihadistas) que buscam o martírio”, disse um porta-voz talibã, Qari Yousef Ahmadi, em seu perfil oficial no Twitter.

A estratégica Helmand, que fica na fronteira com o Paquistão e é crucial para o cultivo de papoula, a matéria-prima de várias drogas derivadas do ópio, como a heroína, é a província afegã com mais território controlado pelos talibãs.

Nas últimas semanas, o governo vem se retirando de vários enclaves vulneráveis e reduziu de o número de efetivos das forças de segurança na região de 32 mil para cerca de 20 mil.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *