Últimas

Talibãs lançam foguetes contra parlamento do Afeganistão

Cabul, 28 Mar 2016 (AFP) – Insurgentes talibãs dispararam nesta segunda-feira uma série de foguetes contra o Parlamento afegão em Cabul quando os responsáveis nacionais pelos serviços de segurança se preparavam para se dirigir aos parlamentares.

Vários foguetes atingiram o amplo complexo, construído recentemente, e destruíram as janelas de um dos edifícios, segundo os parlamentares afegãos. As autoridades não informaram sobre feridos e a sessão parlamentar prosseguiu sem interrupção.

Os talibãs reivindicaram o atentado. Se porta-voz, Zabihulá Mujahid, afirmou que os foguetes deixaram muitas vítimas. Os insurgentes islamitas costumam exagerar no balanço de seus ataques.

“É preocupante ver como o inimigo consegue atingir o Parlamento no coração da cidade no mesmo momento em que debatemos a insegurança no país”, declarou o deputado Mohammad Abdu durante a sessão, transmitida ao vivo pela televisão.

“Isso não deveria ter ocorrido”, lamentou o ministro do Interior interino, Taj Mohammad Jahed. “Ordenarei novas medidas de segurança para o complexo do Parlamento”, acrescentou.

Este novo edifício, construído pela Índia com um custo estimado de 90 milhões de dólares, foi inaugurado em dezembro pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Em junho, os talibãs atacaram a antiga sede do Parlamento. Os deputados saíram correndo em um caos que foi divulgado ao vivo pelas redes de televisão.

O ataque terminou duas horas mais tarde quando os sete criminosos, um deles um suicida ao volante de um carro-bomba, foram abatidos pelas forças-armadas afegãs.

mam-us/es/mb/ma

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *