Últimas

Triatletas alagoanos participam do Brasileiro de Longa Distância em Fortaleza

O final de semana reserva um grande desafio para três alagoanos praticantes de triathlon. A cidade de Fortaleza no Ceará vai sediar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, que classifica os vencedores para o Mundial da modalidade.

A competição acontece no sábado, na praia do Cumbuco em Fortaleza no Ceará. Os atletas terão pela frente uma prova com novidades, já que este ano as distâncias serão pela ordem, 2,4km de natação, 80km de ciclismo e 20km de corrida.

Neste evento, participam três alagoanos. Apolônio Carvalho é o mais experiente e terá a companhia de Bruno Ferreira e Igor Bernardes. Por sinal o período de treinos dos atletas locais foi intensificado na virada do ano, com foco total nesta competição, como garantiu Bruno Ferreira.

“Treinamentos muito duros. Começamos o ano com o trabalho de base, mas um volume grande. Tivemos que ter muita disciplina, acordar de madrugada para treinar. É difícil, mas a expectativa é a melhor possível. Cinco vagas estarão abertas para o mundial e vamos em busca de representar Alagoas lá fora também”, afirmou.

Foto: Montagem

Igor Bernardes também lembrou do esforço que é feito não apenas nos treinamentos, mas também fora deles, ao abdicar da família, amigos e festas. “São dois treinos por dia, de segunda a sexta. É uma rotina muito intensa, que demanda tempo e disciplina, deixar um pouco família, festas de lado, mas que ao final é muito gratificante. A prova é muito dura, mas estou confiante, me sinto preparado para conseguir uma das vagas no mundial”, explicou.

Treinador, Carlos Kléber Jesus também é atleta de triathlon (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem também avaliou a preparação de atletas foi o educador físico e treinador da Equipe 3+, responsável pela preparação dos atletas, Carlos Kléber Jesus. “A prova é bastante interessante, o formato dela, as condições climáticas. Vai ser dura, não tenha dúvida. O mar é agitado, rajadas de vento fortíssimas na hora do ciclismo e durante a corrida, depois de tudo já passado, ainda tem o sol. O desgaste é natural. Mas, o período de base que foi feito, de periodização, porque os atletas participaram de provas mais curtas e vão enfrentar o desafio maior agora. Mas, são jovens talentos, a condição deles é bem favorável para fazer uma prova boa e buscar essa vaga no mundial”, concluiu.

O Campeonato Brasileiro de Longa Distância terá duas etapas em 2016. A primeira nesta sábado em Fortaleza e a segunda etapa acontece no dia 23 de outubro em Salvador.

A premiação total nesta etapa será de  R$ 10 mil, distribuídos entre o primeiro e o terceiro colocados. Mas, outro grande alvo é a classificação para o Mundial de Longa Distância, que acontece no final do ano, em Oklahoma City nos Estados Unidos. No primeira etapa nacional, cinco vagas para a competiçãointernacional estarão em jogo.

DISTÂNCIAS

Natação 2.4 KM Ciclismo 80 KM Corrida 20 KM

PROGRAMAÇÃO

SEXTA –FEIRA DIA 11 DE MARÇO

16:30HS          INÍCIO ENTREGA DE KITS (RESTAURANTE VELAS DO CUMBUCO)

17:50HS          ENCERRAMENTO DA ENTREGA DE KITS

18:00HS          CONGRESSO TÉCNICO (RESTAURANTE VELAS DO CUMBUCO)

SÁBADO DIA 12 DE MARÇO

6:20HS ABERTURA DA TRANSIÇÃO – TODAS AS CATEGORIAS

7:10HS TRANSIÇÃO FECHADA

7:30HS LARGADA – RESTAURANTE VELAS DO CUMBUCO

OBS: Horários das largadas são “previstas”, podendo ter alterações no Congresso Técnico

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *