Vídeo 360º mostra interior de um data center do Google

Se você já ouviu falar em data centers mas nunca chegou a ver um, o novo vídeo lançado pelo Google pode lhe interessar. A empresa produziu um vídeo em 360 graus que mostra o interior de um de seus centros de servidores, no Oregon.

Por ser em 360 graus, o vídeo permite que o usuário “controle” a imagem, clicando e arrastando com o mouse para visualizar diferentes ângulos da cena. Ao ser visualizado em um dispositivo móvel (algo que a empresa recomenda), basta inclinar o aparelho para ver uma parte diferente da imagem. Veja o vídeo abaixo:

[embedded content]

Segundo o vídeo, a maioria dos funcionários do Google não tem acesso àquele edifício. Ele contém, além dos servidores, toda a infraestrutura responsável por manter os sistemas ativos. Essa infraestrutura é desenhada de forma a ser completamente “redundante”: mesmo que uma fonte de energia falhe, há outra capaz de substituí-la imediatamente.

Para ter acesso a essa infraestrutura, é necessário passar por um controle de segurança que envolve um escaneamento de íris. De acordo com o vídeo, boa parte da infraestrutura dos servidores é feita sob medida, pelo próprio Google, para funcionar da melhor maneira possível. Um único edifício como o mostrado no vídeo é capaz de sustentar 75 mil máquinas, e transmitir, no total, mais de um petabit (um quatrilhão de bits) por segundo.

Além de ser interessante e informativo, o vídeo também parece funcionar como uma forma de divulgação para os serviços de nuvem do Google. A empresa vem buscando espaço nesse mercado, concorrendo com gigantes como Amazon e Microsoft, e conquistando clientes como a Apple.

O vídeo do Google lembra outro vídeo interessante em 360º produzido recentemente pela BBC, que mostra o interior do CERN (o laboratório responsável pela confirmação da existência do bóson de Higgs).

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *