Últimas

Wikipedia terá ferramenta de síntese de voz para deficientes visuais

A Wikipedia e o Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH) anunciaram ontem uma parceria para desenvolver uma plataforma de síntese de voz capaz de ler a enciclopedia virtual para seus usuários. O principal objetivo é tornar o site acessível para deficientes visuais ou pessoas com problemas de leitura (como dislexia).

Da mesma forma que o conteúdo da Wikipedia, a “Wikispeech” (nome provisório da ferramenta de leitura) será desenvolvida por meio de crowdsourcing – qualquer usuário que quiser poderá contribuir para ela. O software será otimizado para a enciclopedia virtual, mas também será lançado em código aberto. Assim, qualquer pessoa que deseje possa adaptá-lo e utilizá-lo.

Inicialmente, a plataforma de síntese de voz será desenvolvida para inglês, sueco e árabe. A estimativa é que ela esteja pronta por volta de setembro de 2017. Em seguida, o projeto expandirá o software para as outras 280 línguas nas quais a Wikipedia está disponível.

De acordo com a Wikimedia Suécia, 25% dos 125 milhões de usuários que acessam a Wikipedia a cada mês preferem ou precisam de texto falado. Além da Wikipedia e da KTH, também participarão do projeto a PTS (empresa sueca reguladora de telecomunicações), a Wikimedia Suécia e a empresa de tecnologia e serviços de voz STTS.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *