8 dicas para driblar o limite de dados da internet banda larga

Se você é cliente da Vivo, provavelmente já está ciente da implantação do limite de consumo de dados da internet banda larga. A tendência é que outras operadoras adotem a mesma prática. Para evitar gastar toda a franquia mensal em apenas alguns dias, o Olhar Digital separou 8 dicas de como economizar dados.

Mudança radical

Quem quiser escapar da novidade, a melhor opção é trocar a instalação da internet de forma radical. Os planos com fibra ótica não serão afetados pelos limites, ao menos na Vivo. Por conta disso, veja se você será afetado pelo limite de dados da internet fixa.

Reprodução

Entre as vantagens da fibra ótica, destacam-se a estabilidade da conexão e a velocidade de transferência de dados. A principal desvantagem é que muitas vezes o preço para esse tipo de plano é maior.

Outra opção que poderia ser interessante para fugir do limite de dados seria apostar na internet à rádio, mas a tecnologia não é utilizada em grande escala no Brasil e, por isso, os preços são altos para consumidores comuns. Em dias de chuva, a conexão também pode deixar a desejar.

Streaming com moderação

Claro que essa dica não é nada divertida, principalmente para os cinéfilos de plantão que não vivem longe do Netflix. No entanto, o uso desse tipo de serviço é o principal vilão do limite de dados, conforme mostrado em um experimento que mediu o consumo médio dos internautas.

Reprodução

Vale lembrar também que a Vivo já avisou que quem usa YouTube e Netflix terá que pagar mais pela internet. Ou seja, agora você terá outro motivo para evitar assistir todas as temporadas de Friends e Grey’s Anatomy em apenas alguns dias. Mas, calma, também não precisa abrir mão de sua TV para relaxar em uma canoa. 

Ladrões de dados

Se você utiliza internet Wi-Fi é melhor alterar suas configurações de segurança para impedir que seus vizinhos roubem sua conexão. Se isso estiver acontecendo, você será prejudicado e dificilmente conseguirá provar para sua operadora de internet que não realizou o download de 15 jogos pela Steam.

Reprodução

Para evitar, a primeira coisa a fazer é descobrir se alguém está conectado em sua rede e depois trocar a senha.

Desconecte-se

Se você não está utilizando a internet, é melhor desconectar-se. E se não estiver nem usando o computador, desligue-o.

Reprodução

Além de economizar dados de internet que são consumidos em tarefas que rodam em segundo plano, a medida também ajuda a economizar energia elétrica.

Agregados

Cada vez mais aparelhos contam com acesso à internet sem fio. Smartphones, tablets, videogames Smart TVs e até eletrodomésticos já se conectam à rede. Assim como os computadores, eles também comem uma boa parcela de dados.

Reprodução

No caso dos dispositivos móveis e de videogames, as atualizações de aplicativos e jogos ajudam a acabar rapidamente com a franquia de dados contratada. Desconecte-os quando possível.

YouTube do passado

Se você não quer abrir mão do streaming, uma opção viável é regular a qualidade dos vídeos que são exibidos no portal.

Reprodução

Quem pretende economizar ou não faz tanta questão de assistir às mídias em Full HD, pode optar pela reprodução em 480p, por exemplo. Na barra de ferramentas de cada vídeo há a opção para a configuração da qualidade.

Atualizações programadas

Os sistemas operacionais e os aplicativos evoluem a cada dia com melhorias. No entanto, nem todos os programas necessitam urgentemente de atualizações. Programe-se para atualizá-los apenas quando for conveniente.

Reprodução

Além disso, os jogadores de videogame não precisam abrir mão da jogatina online, basta reprogramar o download de atualizações de jogos pouco utilizados do console.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *