A 27ª temporada dos Simpsons estreia nesta segunda-feira no Brasil

Foto: Fox/Divulgação
Foto: Fox/Divulgação

A 27ª temporada de Os Simpsons estreia segunda-feira, às 22h, na Fox. Nos 26 anos desde a primeira exibição, muito se falou da mitologia em torno da série criada por Matt Groening, como questões políticas e religiosas e, claro, o fato de a produção ter a característica de prever – até sem querer – o futuro. Mas pode-se dizer que o escritor britânico Simon Singh foi um dos primeiros a relacioná-la com a matemática.

“Eu já assistia a Os Simpsons há 10 anos antes de perceber que o episódio O mágico de Springfield tinha referências ao último teorema de Fermat. Notei que aparecia em outro episódio, A casa da árvore dos horrores VI. Comecei a notar que houve várias referências matemáticas nos últimos anos”, diz.
Simon escreveu Os segredos matemáticos dos Simpsons (Record, R$ 29,90), que apresenta ao leitor os episódios da série com referência a questões matemáticas, além de explicar o motivo da relação inusitada entre a animação e o conteúdo.

Singh percebeu que a matemática aparece logo no primeiro episódio, intitulado Bart, o gênio, em que na primeira cena é possível ver a equação matemática mais famosa da história da ciência. O capítulo mostra a pequena Maggie construindo uma torre com blocos de letras do alfabeto, que formam a sequência EMCSQU, homenagem à equação da relatividade de autoria de Albert Einstein, E=mc2 (energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz).

Para Simon, o fato de a ciência aparecer de maneira sutil faz com que apenas quem tenha interesse em matemática de fato perceba. “Algumas vezes, a matemática aparece brevemente ou ao fundo, como o nome de um teatro ou título de um livro”, afirma Singh.

Entre as novidades dos novos episódios, está a separação de Homer e Marge. Diagnosticado com narcolepsia, o pai de Lisa e Bart decide frequentar terapia de casais.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *