Apple deveria pagar muito mais imposto, diz cofundador Steve Wozniak

Para o cofundador da Apple, Steve Wozniak, a empresa – e todas as outras empresas – deveriam pagar mais impostos do que pagam hoje. Ele acredita que 50% da receita é um valor justo.

Em entrevista, o executivo não acha correta a ideia de que as companhias pagam menos impostos que os próprios cidadãos. “Eu trabalho, viajo e pago mais de 50% de tudo que faço em impostos, e eu acredito que isso é parte da vida e você deve fazer”, afirmou. Ao ser questionado se a Apple deveria pagar taxas semelhantes, ele respondeu: “Toda empresa no mundo deveria”.

Recentemente, a Apple desembolsou uma quantia de US$ 348 milhões para resolver uma disputa com as autoridades fiscais italianas sobre a forma como a empresa canalizou os lucros na Itália através de uma filial irlandesa a fim de minimizar a quantia de impostos.

A companhia ainda pode ter de pagar uma fortuna em impostos devidos, caso a Comissão Europeia conclua que a Irlanda deu tratamento preferencial em relação às taxas para garantir que a empresa se instalasse no país, o que constitui em auxilio estatal ilegal.

Assim como muitas outras empresas, a Apple é acusada de fazer arranjos complexos na Irlanda e Bermudas para reduzir os gastos fiscais. Obviamente, o CEO Tim Cook nega as alegações, afirmando que a ideia de que ele estava evitando impostos era uma “porcaria política total” e que levar os lucros de volta para os Estados Unidos não era razoável, uma vez que isso “iria custar 40% para trazer de volta para casa”. Ele ainda disse que a Apple é a maior pagadora de imposto sobre a sociedade no país.

Via Fortune

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *