Últimas

Autoridades dos EUA encontram túnel de quase 1 km na fronteira da Califórnia

San Diego (EUA.), 20 abr (EFE).- Autoridades federais dos EUA confirmaram nesta quarta-feira terem encontrado um túnel de quase um quilômetro, o mais longo localizado na fronteira da Califórnia com o México.

O sofisticado túnel, de 800 metros de comprimento e talvez mais extenso por sua rota em ziguezague, iniciava em uma residência em Tijuana (México) e chegava até um buraco de 1 metro de diâmetro que era coberto com um contêiner industrial de lixo no meio de um lote comercial ao ar livre em Otay Mesa, Califórnia.

O túnel estava equipado com barras de metal e sistema de ventilação, além de luzes e um elevador desde a passagem até um guarda-roupas no interior de uma casa no lado mexicano, detalharam as autoridades.

As autoridades federais interceptaram o túnel assim como um estacionamento que era usado para descarregar cerca de 6,3 mil quilos de maconha e quase um quilo e meio de cocaína, com um valor na rua superior a US$ 22 milhões.

“A maconha é algo que regularmente vemos relacionada com estes túneis, mas a cocaína não, acreditamos que este é o maior confisco deste tipo de droga achado em um túnel nesta fronteira”, afirmou a promotora federal, Laura Duffy.

Uma inspeção dos agentes da Patrulha Fronteiriça na zona derivou nesta investigação de sete meses, que se saldou, além disso, com a detenção de seis pessoas por vínculos com este túnel.

Tudo começou quando as autoridades detectaram atividades suspeitas, como entradas e saídas de veículos de madrugada, e também devido às irregularidades no tipo de comércio que era realizado no lugar.

“Este tipo de comércio não pode pagar a renda do que é este lugar, essa foi uma das suspeitas”, disse Wendi Lee, porta-voz da Patrulha Fronteiriça.

A porta-voz mencionou que a droga era transportada em pacotes pequenos para que pudesse passar através do buraco que se encontrava no lote de Otay Mesa.

Embora a promotora disse conhecer que organização delitiva mexicana está por trás deste túnel, não quis fazer pública dita informação porque, como afirmou, a investigação continua aberta.

Este é o terceiro túnel localizado na fronteira no sul da Califórnia em semanas recentes por agentes federais.

Nos últimos cinco anos, foram confiscados mais de 75 túneis nas fronteiras da Califórnia e Arizona.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *