Últimas

Bairro cigano em Zagreb sofre segundo ataque em 4 dias

Zagreb, 21 abr (EFE).- Várias casas de um bairro de Zagreb habitado por ciganos sofreram danos na noite passada em um incêndio que a imprensa local atribuiu ao lançamento de coquetéis molotov, no segundo incidente deste tipo esta semana e que se relaciona com o auge do nacionalismo e do racismo na Croácia.

Um porta-voz da Polícia de Zagreb só confirmou A Agência Efe que na noite passada aconteceu um incêndio no bairro de Kozari Bok, nos arredores de Zagreb, e que uma mulher sofreu ferimentos.

Os veículos de imprensa da capital asseguram, citando fontes extra-oficiais, que o incêndio foi provocado por uma bomba incendiária lançada em uma casa de madeira, que foi devorada pelo fogo antes que os bombeiros chegassem, enquanto outras duas casas ficaram danificadas.

O incidente aconteceu muito perto da casa contra a qual na segunda-feira um desconhecido jogou uma granada de mão, cuja explosão não causou feridos. No imóvel atacado fica a sede da União dos Romanis da Croácia e uma creche dessa etnia.

A família Seferovic, proprietária da casa, afirmou à imprensa que nem eles nem a união sabem sobre inimigos concretos que pudessem ter motivos para atacá-los.

Organizações de direitos humanos e de defesa de minorias advertiram repetidamente nos últimos meses sobre um aumento notável das manifestações de ódio étnico e racial na Croácia, coincidindo com a chegada ao poder no início de ano do novo governo conservador nacionalista.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *