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Celpe investe R$ 31 milhões para minimizar transtornos por conta das chuvas

A Companhia Energética de Pernambuco já prepara a rede elétrica com ações preventivas para o período chuvoso do inverno. Para minimizar os riscos de ocorrências, estão sendo instalados equipamentos de automação na rede elétrica e promovido o isolamento da fiação como forma de assegurar um fornecimento contínuo de energia. A empresa tem realizado mutirões de poda nas áreas mais densamente arborizadas. A previsão é que sejam executadas cerca de 150 mil intervenções na vegetação urbana do Grande Recife, principal causa de desligamento na estação chuvosa. Para toda essa operação, a empresa deve aplicar R$ 31 milhões.

Simultaneamente, estão sendo efetuadas inspeções preventivas ao longo de 20 mil quilômetros da rede elétrica. Também estão sendo substituídos 135 quilômetros de fiação convencional nua por redes protegida e isolada – que permitem uma convivência mais harmoniosa dos fios elétricos com a vegetação urbana. O sistema também receberá 84 chaves automatizadas – que atuam no restabelecimento mais ágil da energia em caso de eventuais ocorrências. A estratégia é preparar o sistema com a antecipação de ações que reduzam a possibilidade de interrupções, principalmente nos dias de maior precipitação.

A Operação Inverno tem a finalidade de minimizar previamente os impactos provocados por chuvas e ventos de maior intensidade, com a realização de podas também aos fins de semana. O controle da vegetação urbana é realizado pela Celpe por meio de técnicos especializados que trabalham sob a orientação de engenheiros florestais e agrônomos.

Além da interferência de árvores na rede elétrica, a incidência de raios e colisões de veículos em postes estão entre as principais causas que provocam interrupções no fornecimento. Assim, em caso de eventuais ocorrências, a concessionária tem preparado um plano de contingência, com reforço de equipes de prontidão, aptas a atuarem em situações emergenciais.

Todo o sistema elétrico do Estado é monitorado pelo Centro de Operações Integradas (COI), no Recife. Nos últimos anos, a Celpe tem investido em equipamentos de automação que permitem operar a rede elétrica à distância. Com a finalidade de se antecipar às condições adversas, os profissionais que atuam no controle e supervisão do sistema fazem o acompanhamento das condições climáticas e podem mobilizar equipes extras, conforme previsto no plano de contingência. Em caso de necessidade, também haverá reforço nas posições de teleatendimento.

Comunicado
A Celpe solicita aos clientes que durante a comunicação de falta de energia tenham sempre à mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências. Além do teleatendimento 0800 081 0196, a concessionária oferece um serviço gratuito para comunicar falta de energia por meio de torpedos via celular. É preciso enviar uma mensagem de texto para o número 27308, informando apenas o número da conta contrato do imóvel onde está ocorrendo a interrupção de energia. A resposta da concessionária com o registro do protocolo e a informação sobre o prazo de atendimento da solicitação será enviada ao cliente em até três minutos. Os clientes que possuem smartphones também contam como serviço mobile. Para ter acesso, basta digitar o endereço eletrônico m.celpe.com.br no navegador e inserir as informações solicitadas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

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