Últimas

Cientistas criam madeira transparente para substituir vidro em construções

Pesquisadores do Real Instituto de Tecnologia da Suécia (KTH, na sigla original) divulgaram esta semana a criação de uma madeira transparente, capaz de substituir o uso de vidro em construções e na fabricação de diversas estruturas. O material poderá diminuir custos em obras e até facilitar a aplicação e desenvolvimento de painéis solares.

A madeira transparente nasceu pelo resultado de um processo químico que remove a lignina, um componente natural da parede celular da madeira, de suas propriedades fundamentais. “Quando a lignina é removida, a madeira se torna branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”, explicou Lars Berglund, líder da pesquisa no KTH.

O efeito de transparência, segundo o cientista, é obtido por meio de nanotecnologia, manipulando as propriedades da madeira em escala atômica e molecular. Ao fim de todo o processo, a madeira mantém a resistência, anatomia, baixa densidade e baixa condutividade térmica naturais, mas fica visualmente transparente.

A madeira usada na pesquisa foi extraída de um pinheiro e do pau de balsa, mas Berglund afirma que qualquer outro tipo de árvore pode ser usado. O método utilizado pelos cientistas ainda depende de mais investimentos e estudos para que possa ser usado em larga escala pela indústria. Resta saber como esse novo material pode impactar o já alarmante processo de desmatamento em ação nas florestas tropicais de todo o mundo, especialmente na Amazônia do Brasil.

Via Wired

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *