Consulado dos EUA alerta sobre ameaças de ataque em duas cidades da Turquia

Washington, 9 abr (EFE).- O consulado dos Estados Unidos em Istambul informou neste sábado que recebeu informações sobre “ameaças críveis” em regiões turísticas da Turquia, principalmente em praças públicas e píeres dessa cidade e de Antalya.

“A missão dos Estados Unidos na Turquia quer informar aos cidadãos americanos que há ameaças críveis nas regiões turísticas, em particular as praças públicas e os píeres de Istambul e Antalya”, indicou a delegação diplomática em comunicado, que não detalhou quando o alerta aconteceu.

O Departamento de Estado americano divulgou este aviso três semanas após o atentado suicida registrado em 19 de março no coração de Istambul, que deixou cinco mortos e 30 feridos, causado por um jovem jihadista com laços com o Estado Islâmico na Turquia.

Depois desse ataque, no fim de março, os Estados Unidos autorizaram as famílias de seus militares e diplomatas no sul do país a abandonar a Turquia, devido à ameaça terrorista que sofre a região.

Esta decisão, tomada em coordenação com o governo turco, afeta mais de 600 famílias, entre elas pessoas próximas aos diplomatas e militares em Adana (incluindo a base aérea de Incirlik), Izmir e Mugla.

“Por favor, tenha muito cuidado se estiver perto destas zonas. Para a sua segurança pessoal, pedimos que acompanhe a imprensa local”, diz o comunicado do consulado americano em Istambul, distribuído pelo Departamento de Estado.

A Turquia está em estado de alerta e as medidas de segurança se tornaram extremas devido aos quatro atentados suicidas cometidos neste ano em Istambul e Ancara, que deixaram mais de 80 mortos.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *