Últimas

Dezenas de migrantes conseguem entrar na Macedônia

Grupo de sírios descansam em um bosque na Macedônia depois de cruzarem ilegalmente a fronteira com a Grécia. Foto: AFP JOE KLAMAR
Grupo de sírios descansam em um bosque na Macedônia depois de cruzarem ilegalmente a fronteira com a Grécia. Foto: AFP JOE KLAMAR

Dezenas de migrantes procedentes do campo de Idomeni, no norte da Grécia, conseguiram cruzar neste sábado a fronteira com a Macedônia, fechada desde o final de fevereiro, constatou um fotógrafo da AFP.

O porta-voz da polícia da Macedônia, Toni Angelovski, disse que não tinha informações sobre essa notícia, e acrescentou mais tarde que “regularmente há este tipo de tentativas ilegais”, e que “a polícia faz tudo o que pode para proteger a fronteira”.

O fotógrafo, que não estava muito longe de Gevgelija, no lado macedônio da fronteira, viu uma pessoa “aparecer” em frente a um carro em movimento e depois “mais duas ou três”.

Essas pessoas saíam de um bosque onde depois se viram  “umas cinquenta pessoas descansando”, após um périplo de três horas desde Idomeni, que os obrigou a cruzar um rio. “Entre eles havia muitas mulheres, crianças, e inclusive uma mulher que carregava um gato”.

Ao ver os jornalistas, os migrantes “não pareceram perturbados”, e retomaram seu caminhada, provavelmente para a fronteira com a Sérvia.

O fotógrafo, no entanto, ficou surpreso pela “expressão dramática, de seus rostos tensos”, marcado “pelo medo e pelo cansaço” e com o silêncio total que os acompanhava na caminhada.

“Era possível ouvir seus passos no asfalto”, disse.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *