Dia D de vacinação contra a raiva neste sábado em todo o país

Hoje é o Dia D de Vacinação Antirrábica. A campanha para imunizar cães e gatos será realizada das 8h às 17h em 450 postos de vacinação antirrábica espalhados pelo Recife. Os locais estão disponíveis no site www.diariodepernambuco.com.br.

Mesmo que os animais tenham sido vacinados anteriormente em clínicas particulares, é necessário levá-los para avaliação no mutirão. A expectativa é imunizar 152.154 cães e 47.943 gatos. A Secretaria Municipal de Saúde acionará 600 agentes de saúde ambiental e controle de endemias, 380 agentes comunitários de saúde, 300 voluntários, entre médicos veterinários, estudantes de graduação de medicina veterinária, enfermagem.

O Exército brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste, vai apoiar a Prefeitura do Recife. Cerca de 120 militares atuarão nos distritos sanitários da Encruzilhada, Casa Amarela, Torre, Afogados, Ipsep, Vasco da Gama e Ibura, com ações de preenchimento de fichas sanitárias, apoio logístico, entre outras demandas.

Olinda também aderiu à campanha. No total, 38 mil doses serão distribuídas para cães e gatos em vários locais de vacinação espalhados pela cidade. Um grupo de 150 alunos do curso de Veterinária da Faculdade IBGM vai colaborar.

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho divulgou, na manhã de ontem, a relação dos 30 locais que irão participar da campanha. Donos de cães e gatos do município poderão levar seus bichos no das 8h às 16h em qualquer um desses pontos, montados em unidades de saúde, praças e outros locais. A ação é realizada pela Coordenação do Programa Municipal de Controle da Raiva e Leishmanioses.

O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta, no Sertão. A transmissão foi gerada por um morcego. Por cão, o último caso foi em 2006. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no estado. Em 2012, foram registrados dois casos (caninas) e, em 2013 e 2014, não houve nenhum registro. Já em 2015, foi confirmada apenas uma ocorrência de raiva canina.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *