Dólar sobe 2% e fecha a R$ 3,597, após avanço de impeachment e ação do BC

O dólar comercial fechou esta segunda-feira (18) em alta de 2,08%, a R$ 3,597 na venda, um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

A moeda norte-americana avançou pela segunda sessão seguida. Na sexta-feira, o dólar havia subido 1,38%. 

A alta foi puxada pela forte atuação do Banco Central no mercado de câmbio e por investidores que aproveitavam para comprar a moeda, após as recentes quedas, segundo analistas consultados pela agência de notícias Reuters. 

Atuação do BC

O dólar chegou a recuar 1,48% imediatamente após a abertura dos negócios nesta sessão, mas inverteu o sentido ainda pela manhã, após o Banco Central intervir.

O BC vendeu 68.840 contratos de swap cambial reverso (que funcionam como compra de dólares no mercado futuro), de uma oferta total de 80 mil contratos.

Processo de impeachment

A crise política brasileira continuava no centro das atenções do mercado. 

Na noite passada, a Câmara dos Deputados aprovou por 367 votos a abertura do processo de impeachment, superando com alguma margem os 342 necessários. Agora, a matéria precisa ser aprovada no Senado.

A perspectiva de que uma troca de governo poderia trazer de volta a confiança na economia brasileira fez o dólar cair desde março.

“Agora que o fato se concretizou, muita gente aproveita para zerar essas vendas das últimas semanas”, disse à Reuters o gerente de câmbio da corretora BGC Liquidez, Francisco Carvalho.

Profissionais do mercado financeiro já haviam afirmado à Reuters que a euforia inicial após a decisão da Câmara poderia ceder lugar à cautela em pouco tempo, conforme o foco passa aos nomes que formariam a equipe econômica de eventual governo MIchel Temer, vice-presidente e primeiro na linha de sucessão caso a presidente seja afastada.

Mais sobre Bolsa e dólar

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *