Últimas

Estudantes brasileiros montam carro que roda 400 km com um litro de etanol

Na próxima semana, os brasileiros irão provar que é possível andar com um carro por 400 km com apenas um litro de etanol. Pelo menos esse é o objetivo de um grupo de estudantes do campus de Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A equipe Pato a Jato, formada por 18 pessoas, desenvolveu um veículo capaz de rodar grandes distâncias com pouco combustível e está indo participar pela segunda vez consecutiva da Shell Eco-marathon Americas, em Detroit, nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 22 e 24 de abril. A competição desafia estudantes dos países da América a projetar e construir protótipos com alta eficiência energética.

No ano passado, a Pato a Jato conquistou o segundo lugar na categoria “Combustível Alternativo” com um protótipo que rodava 316 km com um litro de etanol. Agora, o modelo que está sendo levado para o evento é uma versão “2.0” do carro, batizado de Popygua; sua estrutura é feita com fibra de carbono e ele pesa apenas 37 quilos – são 13 quilos a menos que o modelo anterior.

Segundo o capitão da equipe, Mateus Sérgio Rizzi, o carro antigo era de fibra de vidro e o modelo atual também passou por alterações no motor. “A fibra de carbono precisa se unir às partes mecânicas da estrutura e é difícil prever como o encaixe acontece, mas estamos trabalhando em conjunto e contornando os desafios que aparecem”, explica.

Para os próximos protótipos, o grupo também está se preparando para desenvolver seu próprio motor. “A maioria das equipes utiliza motores adaptados de roçadeiras ou cortadores de grama”, afirma Mateus. “Já começamos os estudos para a construção de um nosso. O processo para a criação de um motor é complexo, mas, quando ele ficar pronto, devemos dar um salto bem significativo”, completa.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *