Últimas

Estudantes com autismo e paralisia da rede municipal vão receber 500 tablets adaptados

Nesta quarta, no terceiro dia de programação especial do Movimento Abril Azul, de conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Educação do Recife vai disponibilizar 500 tablets com o software Livox – que vai facilitar a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral com comprometimento da fala – para 260 estudantes da rede.

Os alunos vão poder levar os tablets para casa para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais colegas de sala. Outros 240 tablets com Livox serão entregues para as 111 escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência no contraturno das aulas.

A cerimônia de entrega será na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, onde também haverá palestra do analista de sistemas e empresário Carlos Pereira, o pernambucano que desenvolveu o software em 2011, a partir da necessidade de se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral. O aplicativo, disponível para Android, é o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em português. A ferramenta tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *