Força Aérea dos EUA bate recorde de velocidade com levitação magnética

A Força Aérea dos Estados Unidos conseguiu nesta semana bater o recorde de velocidade atingida por um veículo auxiliado por levitação magnética (ou “mag lev”, na sigla em inglês). O foguete criado pelo 846º Esquadrão de Testes da Base da Força Aérea em Holloman chegou a 1018 quilômetros por hora.

Para atingir essa velocidade, o foguete é literalmente levitado usando ímãs supercondutores refrigerados por hélio líquido. Isso faz com que ele “flutue” sobre um trilho magnético, eliminando o atrito com o piso durante o deslocamento (e permitindo atingir velocidades mais altas). No Japão, essa tecnologia é usada para mover os “trens-bala”. O vídeo abaixo mostra o foguete em ação:

[embedded content]

De acordo com o comandante do esquadrão de testes, Shawn Morgenstern, a Força Aérea pretende continuar a melhorar o projeto “usando materiais mais leves e continuando a ver que tipo de capacidade conseguimos extrair desse sistema”. Segundo o Engadget, o foguete chega a acelerações de cerca de 282 metros por segundo ao quadrado (sua velocidade aumenta 282 metros por segundo a cada segundo).

Vale notar que esse é o recorde de velocidade atingido por veículos que usam a tecnologia de levitação magnética. Outros recordes de velocidade quebrados recentemente são o de velocidade atingida por um carrro elétrico e o de velocidade atingida por um sofá.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *